Mini Mulas

Quanto mais nos puxam, mais andamos para trás.

27 agosto 2007

SERÁ QUE VALE O ESFORÇO?

Por Eduarda Carvalho in Sol

Saiba quanto ganha a mais por ter um MBA

Sabe que se tiver um MBA pode ganhar até 137% mais que um colaborador com quatro anos de experiência?

Segundo o relatório internacional de 2007 da TopMBA.com, a diferença salarial entre quem tem e quem não tem um MBA no mercado de trabalho aumentou significativamente nos últimos anos.
Os resultados do relatório comprovam que os MBA’s são os pós-graduados mais bem pagos do mundo na maioria dos sectores. Por exemplo, um consultor com quatro anos de experiência ganha em média 53 mil euros por ano. Se tiver um mestrado ganhará mais 45 mil euros anuais. Já um doutoramento pode oferecer cerca de 57 mil euros a mais.
Mas com um MBA ganha em média mais 73 mil euros ao ano, ou seja, uma diferença de 137% e que vale mais um ano de esforço e trabalho na universidade.
Este levantamento de dados, efectuado junto de 489 trabalhadores internacionais com MBA, revela que esta realidade se verifica na maioria dos sectores e países.
Segundo Nunzio Quacquarelli, autor do relatório, «muitos bancos e consultoras estão a competir entre si e aliciam os candidatos com salários mais elevados. Os benefícios que os bancos oferecem têm aliciado muitos alunos, que estão ao mesmo tempo a incrementar este boom de aumentos e bónus. O lado mau desta situação é que os que não têm MBA ficam classificados pela negativa».
Desde 1990 que a QS, em colaboração com a TopMBA.com, efectua relatórios com base em informações de trabalhadores com MBA’s de todo o mundo para determinar quais as especificidades de recrutamento e salários.
Recebem respostas de mais de 400 empresas, que se tornam uma fonte importante de informação para escolas, gestores de carreiras, estudantes e graduados.
No entanto, este exemplo ainda está distante da realidade portuguesa, não só nos valores salariais de base, mas também nas diferenças entre quem tem e quem não tem MBA.
Em 2006, foi efectuado em Portugal um estudo semelhante pela consultora Jason Associates: Após um MBA, 65% dos quadros teve um aumento acima dos 20%.
Embora o tratado de Bolonha tenha valorizado, ainda mais, as business school portuguesas, os valores continuam a ser muito inferiores face ao que se passa internacionalmente.
Consultores portugueses divergem
«É sempre importante tirar um MBA, embora seja igualmente importante escolher bem a escola. Mas julgo em Portugal não há uma relação directa entre o MBA e um aumento salarial, até porque a experiência profissional é dos factores mais importantes, com ou sem MBA», explica Rafael Mora da consultora Heidrick & Struggles.
Uma opinião não partilhada por Rodrigo Carvalho, manager da Jason Associates, que, referindo o estudo efectuado pela consultora em 2006, diz ser «comum um aumento salarial para quem tem um MBA em Portugal, embora com percentagens diferentes consoante o sector», explica.