Mini Mulas

Quanto mais nos puxam, mais andamos para trás.

16 junho 2008

Há São João na Alfandega

Este é talvez o projecto mais engenhoso que nos propomos para este ano e a ideia partiu de uma análise sociológica ao estilo António Barreto que nos fez chegar á tácita conclusão de que o São João estava mal aproveitado. Não o santo – que deus o tenha – mas a festividade que o celebra em muitos lugares do mundo, com particular destaque para a cidade do Porto.

E não se pense que o dizemos de forma leviana, porque de facto, ao afirmarmos que a festa na cidade do Porto é única, não estamos de todo a exagerar pois sabemos que só no Porto se usam coisas como o famoso martelo, o não menos célebre alho porro e a expressão “ Oube lá, vê lá se achantras!”.

E de repente, tirámos as mãos dos bolsos e fizemos desenhos em papéis que mostraram ser possível montar uma estrutura ambiciosa num local onde já havíamos realizado a passagem deste ano com um êxito assinalável.

O local:É a Alfandega do Porto. Mais precisamente: O parque de estacionamento exterior da Alfandega do Porto que tem capacidade para receber entre 5000 e 8000 pessoas.

O Dia: É o 24 de Junho que o Santo não nos perdoaria se o mudássemos.

A Ideia: É neste mesmo espaço reunirmos tudo o que alguém precisa para ter um São João que seja divertido, único e que simultaneamente reúna as condições de segurança, higiene e conforto que muitas pessoas procuram e não encontram nesta noite, acabando as senhoras descalças e “ai que não posso dos meus pés!” e muitos homens a jurarem que tão cedo não se meterão em outra.

Ora, para que nos entendam, a ideia é que este possa ser um local onde todos possam entrar mas onde se perceba desde logo que se está num outro São João, que capitaliza a imagem da festa e a torna ainda mais festiva, mais cuidada e tremendamente divertida.

Quer isto dizer que nos propomos a – a partir deste ano – realizar o São João neste mesmo local porque nos parece óbvio que ele reúne condições de excepção para uma coisa desta dimensão. Desde os acessos, desde a sua localização estratégica que permite ver o fogo de artificio como se todos estivéssemos num camarote de luxo e porque teremos o melhor vinho tinto e a melhor sangria, cujo segredo de produção guardamos num cofre daqueles antigos. Será o melhor São João- vos asseguramos - porque nenhum outro terá uma banda igual à nossa com tantos músicos virtuosos e iguaizinhos ao Gilberto Gil, porque as nossas sardinhas serão as mais frescas, porque a nossa comida será a mais saborosa e as nossas empregadas de mesa, as mais bonitas.

De resto, haverá por todo o recinto divertimentos vários e tradicionais como o indispensável salão de matraquilhos, o lendário Martelo que teima em não tocar no sino, venda de farturas, pipocas, bifanas e ainda um espaço onde as crianças podem brincar umas com as outras assistidas por um segurança e, logicamente, uma educadora infantil.

Haverá um palco onde Fernando Alvim, o dj mais destrambelhado e festivo do mundo, irá passar música juntamente com o não menos célebre Nuno Markl que promete aqui passar muitos dos sucessos do seu “laboratolariloléla”. Será igualmente feita uma emissão em directo para o programa Prova Oral da antena 3, onde os ouvintes de todo o país serão convidados para se juntarem a nós.

Quer isto dizer que o que nos propomos fazer é um São João para todos, mas com muito melhores condições do que o habitual. Isto é: percebendo a necessidade que existe no mercado para um espaço que reúna estas características, parece-nos que podemos oferecer a melhor festa a muitas pessoas que se querem divertir sem terem medo de ser assaltadas, percebendo que estão perante grande condições alimentares e ainda melhores, muito melhores, condições de higiene. Percebendo que estão num local com tudo para se tornar emblemático a cada ano.

Será a melhor festa de São João de Sempre e nós vamos estar juntos. Verdade?
in "hafestanaalfandega.blogspot.com"

1 Comments:

At 1:17 da tarde, Blogger MJoao said...

Isto não são os classificados.... Só cá vens fazer publicidade!!!!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home