Mini Mulas

Quanto mais nos puxam, mais andamos para trás.

10 fevereiro 2007

CASTELO DE ALMOUROL





Localização: Pequena ilha no rio Tejo, Vila Nova da Barquinha, Santarém, Ribatejo, Portugal



Conquista: Ano 1129 por D. Afonso Henriques que o entregou aos Templários



História Recente: No século XX foi classificado como Monumento Nacional de Portugal por Decreto de 16 de Junho de 1910. À época do Estado Novo português o conjunto foi adaptado para Residência Oficial da República Portuguesa, aqui tendo lugar alguns importantes eventos oficiais. Para esse fim, novas intervenções foram promovidas nas décadas de 1940 e de 1950, reforçando aspectos de uma ideologia de nacionalidade cultivada pelo regime à época.
No início de Junho de 2006 foram inaugurados dois novos cais para embarcações turísticas: um na margem direita do rio Tejo e outro na zona Sul da ilha.



Lenda: Nos primeiros tempos da Reconquista, D. Ramiro, um cavaleiro cristão, regressava orgulhoso de combates contra os muçulmanos quando encontrou duas mouras, mãe e filha. Trazia a jovem uma bilha de água, que, assustada, deixou cair quando lhe pediu de beber rudemente o cavaleiro. Enfurecido, acabava de tirar a vida às duas mulheres quando surgiu um jovem mouro, filho e irmão das vítimas, logo aprisionado. D. Ramiro levou o cativo para o seu castelo, onde vivia com a própria esposa e filha, as quais o prisioneiro mouro logo planejou assassinar em represália. Entretanto, se à mãe passou a ministrar um veneno de ação lenta, acabou se apaixonando pela filha, a quem o pai planejava casar com um cavaleiro de sua fé. Correspondido pela jovem, que entretanto tomara ciência dos planos do pai, os apaixonados deixaram o castelo e desapareceram para sempre. Reza a lenda que, nas noites de São João, o casal pode ser visto abraçado no alto da torre de menagem e, a seus pés, implorando perdão, o cruel D. Ramiro.



Contactos:
Horário
Verão09.00h – 19.00h
Inverno09.00 – 17.00h
Encerra no dia 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa e 25 de Dezembro.
Ingresso Gratuito (passagem de barco 0,75€ - 1,50€ ida e volta)
Telefone: 249 720 358 (Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha)
Fax: 249 720 368 (Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha)

1 Comments:

At 7:43 da tarde, Blogger MJoao said...

ESTOU MARAVILHADA COM A CULTURA DESTA SENHORA SOBRE ESTA "MARAVILHA".....

 

Enviar um comentário

<< Home